terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Big Brother Brasil e o tempo perdido


Hoje é terça-feira de estreia do Big Brother Brasil. Um dos programas de maior sucesso da televisão brasileira, isso é inegável. Tanto que já tá na 12ª edição, firme e forte graças a Deus.

Por mais que esse não seja o programa mais inteligente da TV brasileira (longe disso) em nenhum momento ele diz que é. O que faz do BBB um programa muito melhor que o CQC, por exemplo.

O Bial não sai por aí dizendo que BBB é "reality show inteligente". Até porque dizer que um programa de entretenimento é inteligente é a mesma coisa que dizer que o seu computador tem um compartimento para guardar escovas de dentes.

É uma característica inútil.

Ninguém vê TV pra ficar mais esperto e nem compra um notebook com o intuito de guardar uma escova de dentes.

Sentar na cadeira e ligar a televisão é você dizendo para o seu cérebro "Ok, vamo descansar um pouco."

Se você quer ficar mais esperto vai ler um livro de história.

Assistir ao BBB, assim como ouvir uma música, ver um filme, jogar vídeo-game ou ir a um estádio de futebol são ações que compartilham de um mesmo objetivo: diversão.

É tudo entretenimento. Só tá ali pra te divertir por alguns minutos e depois você segue a sua vida e faz coisas realmente importantes. Só que parece que uma galerinha que se acha muito tapa-na-cara-da-sociedade não consegue entender isso.

"Ah, quando você assiste BBB você fica mais burro. Aí, depois os brasileiros querem reclamar que o país tá uma merda"

Ahnnn, não. Ninguém fica mais burro quando vê um programa de TV. Nem mais inteligente. Sentar no sofá pra ver TV é como entrar numa máquina do tempo. Você sentá lá, se desliga do mundo, e volta duas horas depois como se nada tivesse acontecido.

"Os brasileiros deviam fazer coisas importantes ao invés de assistir um programa de TV idiota"

No mundo perfeito talvez seja essa a melhor solução. As pessoas iriam brigar parar melhorar o seu meio social o tempo inteiro, sem parar pra se divertir, coletando informações e votando nos políticos certos... só que esse mundo ia ser chato pra caralho.

Simples assim. Se pra viver no mundo perfeito eu preciso largar todas as coisas que me fazem querer viver, eu simplesmente prefiro não viver no mundo perfeito.

A verdade é que enquanto existir BBB vai acontecer isso. 80% das pessoas vão perder tempo dizendo que os outros 20% estão perdendo tempo vendo a parada.

Abs,
João Carlos

10 comentários:

  1. Nada a ver isso que tu falou.

    ResponderExcluir
  2. Deixa eu ver a parte do texto que eu te perguntei se tinha a ver... AH TÁ NÃO TEM ESSA PARTE

    ResponderExcluir
  3. Não tinha como ser melhor explicado do que com estas palavras.

    ResponderExcluir
  4. Professor de matemática10 de janeiro de 2012 às 23:15

    Não concordo com a parte de ler um livro de história.

    ResponderExcluir
  5. Faz todo o sentido=) fulanos q falam pra não divulgar o assunto x , já estão divulgando o maldito assunto x...

    ResponderExcluir
  6. Faz todo o sentido=) fulanos q falam pra não divulgar o assunto x , já estão divulgando o maldito assunto x...

    ResponderExcluir
  7. Francamente... Você fez papel de advogado do diabo aqui.
    Primeiro, o fato de o CQC ser um programa pseudointeligente e o BBB ser escrachadamente vazio não faz um melhor que o outro. Pelo contrário, um é complementar ao outro na lastimável cultureba brasileira.
    De fato, o Bial não por aí dizendo que Big Brother é muito bom. Se ele fizesse isso, só iria ser taxado de ridículo. Só por isso ele não faz, por que a gente sabe que a Globo tem um discurso muito vazio sobre a qualidade de sua própria programação. O que ele puderem dizer que tem o "Q" de qualidade, eles vão dizer. Mesmo quando não é verdade, o que significa em quase todos os casos.
    Admirável como os melhores programas da emissora passam em horários simplesmente inacessíveis. "Ação", "Globo Universidade", "Globo Cidadania", etc. Mas não irei culpar o Boni, o Jô ou o Faustão por isso. As pessoas pedem lixo, e é lixo o que elas terão. Os globais enchem o bolso, a sociedade esvazia o bom senso, e fica todo mundo feliz.
    Para o entretenimento, é claro que o trabalho na mente é inútil, e até prejudicial. Pois isso que é verdade que ninguém fica mais inteligente vendo tevê, nem mais burro, como certas pessoas dizem. Esse negócio de "Malhação" é queima de neurônios não faz sentido, é um argumento vazio.
    É esse mesmo o problema: como eu vou ser esperto se eu não exercito minha cabeça? Aí está o grande problema com a televisão - é uma falta de atividade reflexiva ao passar horas na frente dela. Aliás, a televisão parece ter sido mesmo projetada pra isso, bombardeando informações completamente sem conteúdo e dando uma brecha enorme para os preguiçosos não pensarem a respeito.
    Mas onde eu quero chegar com isso? Eu quero dizer que se a arte também é entretenimento, então nem todo o entretenimento precisa ser um descanso para o cérebro. Ouvir música, por exemplo, não é necessariamente um desligamento, uma pura diversão. Se existe música aliada a inteligência - e aliás era quase sempre isso o que acontecia antes de surgir a cultura de massas - porque não prestar mais atenção nesse tipo de música? Você não pode jogar a música no mesmo saco que diversão sem compromisso, como estádio de cinema e videogame, muito menos jogar o cinema nesse saco.
    Não precisa ser de um mundo perfeito para quebrar as correntes da sociedade e passar a ler mais um pouco, ter mais informações. Pelo contrário, pelo fato do mundo não ser perfeito é que as pessoas deviam procurar fazer isso. Ora, num mundo perfeito não haveriam desigualdades sociais, por exemplo, e eu não precisaria ir busca um livro de Sociologia para entender porque alguns tem mais e outros menos.

    ResponderExcluir
  8. Essa galerinha "tapa na cara da sociedade" sabe muito bem o que está fazendo, sabe o que é o BBB, e é daí mesmo que surge a revolta. Como posso dizer que eles não entendem que a televisão funciona como um ópio, se é por isso mesmo que eles se recusam a passar duas horas na frente de uma?
    Mas o grande sofisma do texto vem agora. Você diz que num "mundo perfeito", a pessoas não iriam mais se divertir, procurando melhorar seu meio social, tarará tarará. Ninguéḿ precisa parar de se divertir procurando algo melhor do que o que a sociedade oferece. Um mundo de pessoas antenadas seria bem melhor do que esse em que nós vivemos. Não "chato pra caralho".
    Aliás, o que é seu conceito de diversão? Seria trabalhar para pagar impostos horrendos, juros para o banco e ir pra casa, cansado, e ligar a televisão? Se for isso, penso que seja um pouco errado. Não vejo diversão nisso, muito menos motivo para viver.
    Bem, aí vocẽ escreve que 80% das pessoas vão perder seu tempo dizendo que 20% estão perdendo tempo com aquilo. Não necessariamente. Você pode encontrar uma pessoa que simplesmente não concorda, mas também não se irrita porque os outros veem. Embora a maioria das pessoas que são orgulhosas ao dizer que não assistem realmente façam isso.
    Bem, eu poderia continuar falando, mas aí me tornaria um chato. Eu até lhe admiro por se posicionar de uma forma diferente da maioria diante das polêmicas do BBB, um programa transformado em mito por seus detratores. Só não concordo com esse posicionamento. Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Cara, concordo quase que plenamente com você, e admiro o fato de você vir aqui e colocar a sua opinião de uma forma clara (e grande) e sem precisar me ofender, como algumas pessoas fazem. Agora vamos a algumas opiniões a respeito do que você escreveu. Eu acho que existe sim o cinema, a música, a literatura e a televisão "cabeça". Claro. A gente tem que concordar que ver um filme de robô gigante do Michael Bay é diferente de ver um filme de arte do Michael Haneke, por exemplo. Eu não to dizendo que um é pior que o outro (até é). O que eu queria dizer no texto é que a forma de ver um programa como o BBB é diferente de ver um programa mais cabeça, tipo o Globo Cidadania, como você citou. No caso do BBB (e é sobre esse tipo de programa que eu me referia ao dizer que quando você se senta para ver tevê você desliga o cérebro) eu realmente acho que ele está alí para diversão e só. Eu não vejo nenhum problema em um cara que chega do trabalho cansado e quer ver umas mulheres de bunda pra fora de noite. Acho que é até por isso que esse tipo de programa está no horário nobre. É meio que uma utopia você pensar em ter um programa de conscientização apresentado pelo Serginho Groisman às 9 da noite. Quando eu falei sobre a "galerinha tapanacaradasociedade" eu me referia ao pessoal que chega numa discussão xingando todo mundo que gosta de bbb e dizendo que é melhor que os outros porque repete o que o Arnaldo Jabour fala. Mas acho que com isso você concorda. De resto, velho... realmente algumas coisas que você escreveu me fizeram pensar de uma forma diferente sobre esse assunto. É bom ter essa troca por comentários. Valeu!

    ResponderExcluir