domingo, 25 de dezembro de 2011

Top 5 + 1 - Melhores Albuns de 2011 (e alguma menções honrosas)

Primeiramente eu gostaria de dizer que a quantidade de albuns que eu escutei esse ano foi ridícula o suficiente para eu não conseguir fazer um top 10 decente, e ter que fazer um top 5. Eu queria dizer também que entre os 5 albuns, 4 eram brasileiro. Pra deixar a lista 100% brazuca, eu decidi eliminar o album internacional e dar-lhe uma menção honrosa.

Então vamos lá, melhores albuns de 2011:

5º - Mallu - Pitanga

Se você vai parar de ler a lista agora, não pare e escute o album agora, sem preconceitos. Até porque os preconceitos são dispensáveis de verdade, nesse caso. O novo album da Mallu é totalmente diferente dos trabalhos anteriores, e não só por ter tirado o "Magalhães" do nome. Pitanga é a obra-prima da cantora até agora. O folk infantil e o inglês dos albuns anteriores aparecem diluidos no meio das canções extremamente maduras do novo album. A parceria com o marido (Marcelo Camelo) parece ter dado mais certo do que todo mundo poderia imaginar.

4º - Kassin - Sonhando Devagar

A primeira vez que eu escutei esse album eu pensei "Que porra é essa?". As letras pareciam não fazer sentido ("quero transar com você no banheiro dos paraplégicos"?). Eu não conseguia entender como a crítica especializada achava o album um dos melhores do ano até então. Aí eu escutei com mais atenção. E é essa dica que eu te dou. Escute com atenção Sonhando Devagar do Kassin e surpreenda-se.





3º - Lenini - Chão

A qualidade que eu mais admiro em um artista é o fator "sair da zona de conforto". O Radiohead faz isso muito bem. O In Rainbows é diferente do Hail to the Thief que é diferente do Amnesiac/Kid A que é diferente do Ok Computer e assim sucessivamente. É exatamente isso que o Lenini faz nesse album. . O album é diferente dos anteriores (que tinham dado muito certo) e exatamente por isso, e por ter ótimas canções, é o terceiro melhor disco de 2011.







2º - Marcelo Camelo - Toque Dela

O primo do Pitanga, por motivos óbvios. O segundo album do Camelo é melhor que o primeiro. Talvez não tão pop, mas é melhor. Segundo colocado com estilo.











1º - Criolo - Nó na Orelha

Esse album do Criolo, antigo Criolo Doido, é um OBRA-PRIMA. Ele tem 10 músicas, todas elas EXCELENTES e TOTALMENTE diferente das outras 9. A variedade nos ritmos é absurda e surpreendente. Por mais que Criolo se apresente como um rapper, ele é muito mais que isso. "Subirusdoistiozin" é viciante e "Grajauex" (melhor música do album) assusta de tão boa. Por essas e outras esse é o melhor album de 2011 DISPARADO.







MENÇÕES HONROSAS

Melhor Album Intenacional Que Não Entrou Na Lista - James Blake - James Blake

Melhor Música Nacional de 2011 - "Velha e Louca" - Mallu

Melhor Música Internacional de 2011 - "Taken For a Fool" - The Strokes

Melhor Pior Album de 2011 - Angles - The Strokes

Pior Melhor Album de 2011 - Watch The Throne - Jay Z & Kanye West

Melhor Artista Nacional de 2011 - Emicida

Maior Decepção de 2011 - Radiohead - King of the Limbs

0 comentários:

Postar um comentário